SINDIRÁDIO-TV envia pedido de providências para prevenção ao coronavírus e proteção dos colaboradores

URGENTE

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES

O SINDIRÁDIO-TV, vem respeitosamente solicitar às empresas de radiodifusão e televisão, bem como nas empresas mencionadas no Parágrafo único do Artigo 3° do Decreto 84.134/79 que implementem medidas alternativas de trabalho, para os funcionários do setor de comunicação, em conformidade com todos os demais setores, público e privado, visando a contenção do avanço do coronavírus.

São inúmeras as medidas de menor circulação possível tomadas em diversos setores, inclusive com decreto estadual editado pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr, no último dia 16.

Sendo assim, o sindicato pede que as empresas organizem os funcionários de setores administrativos, marketing, programação, promoção, comercial, para a modalidade home office, dado o tempo determinado para ajuste e implementação.

Ao setor artístico, em especial aos operadores e locutores, estes que dependem exclusivamente da voz para exercício do ofício, o sindicato solicita a gravação antecipada de programação, no maior período diário possível, respeitados os compromissos comerciais de cada emissora.

Da mesma forma, o sindicato sugere a utilização de um locutor por dia, seja ao vivo ou para realizar as gravações, a fim de instituir um rodízio para que todos tenham a maior proteção possível, evitando deslocamentos e a possibilidade de maior contaminação em estúdios fechados, com colaboradores que possam contrair o coronavírus.

No mesmo sentido da prevenção, pede-se a eficiente higienização dos equipamentos e dispositivos utilizados nas transmissões.

De acordo com todas as implementações e recomendações dos poderes municipal, estadual e federal, em relação a eventos, é certo que ações promocionais serão suspensas por período indeterminado.

O Sindicato realizará nos próximos dias, conversas com a entidade patronal, com o objetivo de acordar a solução mais adequada para ambas as partes.

Certos da compreensão em proteger nosso bem maior da comunicação, nossos colaboradores e talentos do rádio e da TV, agradecemos o atendimento das sugestões.

Curitiba, 17 de março de 2020.

Unidos Somos Mais Fortes!

LUCAS TIAGO BAUERMANN

Presidente do SINDIRÁDIO-TV