SINDIRÁDIO-TV estuda mandado de segurança contra fechamento da TVE PG

O Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná – SINDIRÁDIO-TV PR, anunciou apoio à derrubada do projeto de Lei 339/2021, apresentado à Câmara Municipal pela prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD/PSDB/PV), que poderá levar a TV educativa de Ponta Grossa, à extinção, por falta de pessoal e recursos.

Segundo Lucas Bauermann, além do apoio, o sindicato acionou o jurídico e estuda entrar com um mandado de segurança para que o projeto não entre em votação. “O projeto é um absurdo e um grande prejuízo para os Campos Gerais. Não podemos e não vamos aceitar o fechamento da TV, ainda que de forma indireta. Vamos até as últimas instâncias. Ponta Grossa tem profissionais de rádio e TV, extremamente competentes e muitos deles prestam serviço da TVE. É nosso dever ético e moral entramos nessa luta”, disse o presidente.

Entenda o caso

A prefeitura apresentou um projeto que retira o apoio financeiro e de pessoal à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), responsável pela gestão da emissora pública na cidade. Tal medida decretará o fim das transmissões em um curto espaço de tempo. Segundo a gestão municipal, a TV Educativa não tem mais sentido de existir, deixou de ser importante e necessária para a cidade, além de gerar prejuízos.

O projeto está previsto para entrar em votação na próxima semana. Tal medida vem sendo contestada por entidades de educação, cultura e comunicação, pois, conforme informações da própria prefeitura, os servidores e recursos serão alocados para outras pastas do Município, o que na prática não gera economia alguma, já que os funcionários continuarão recebendo salários e as verbas apenas serão redirecionadas.

A TVE PG foi responsável por transmitir as aulas para alunos de baixa renda e filhos de trabalhadores e trabalhadoras, durante a pandemia, economizando milhões de reais em recursos públicos, que se não existisse a TV, teriam de ser pagos a outros canais, inviabilizando a formação educacional dos alunos da Rede Municipal.

Além disso, a TVE é referência em transmissões esportivas, culturais e educacionais nos Campos Gerais, valorizando as manifestações locais.

Unidos Somos Mais Fortes!