NOTA DE REPÚDIO
O SINDIRÁDIO-TV-Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná vem a público repudiar todo e qualquer ato de violência ou incentivo ao desrespeito, aos profissionais do rádio, TV, jornalistas, radialistas e corpo técnico, em virtude da cobertura dos atos antidemocráticos ocorridos nos últimos meses no Brasil.
Salientamos que tais atos são revestidos de antidemocráticos, porque pedem como pauta única, o desrespeito às instituições devidamente instauradas em um processo secular no país.
Por fim, reafirmamos o papel da imprensa no Estado Democrático de Direito, exclusivamente: informar.
Não há ideologia ou vontades pessoais em nosso ofício, embora cada um em sua vida privada possa se manifestar da maneira preferida, conforme proteção constitucional. A mesma proteção, prevê o livre trabalho da imprensa, seja ela, escrita, falada, televisionada.
Nesta segunda-feira, 09 de janeiro, uma equipe da Band Paraná TV foi hostilizada por extremistas em frente ao Quartel-General do Pinheirinho, em Curitiba. Antes ainda, a equipe da RICTV Record também passou por intimidações no mesmo local por manifestantes que permaneciam ao redor do veículo. Ainda na parte da manhã, em frente ao 20° Batalhão de Infantaria Blindado, a equipe da Band News FM, também passou por ameaças à sua integridade física.
Desta forma, repudiamos qualquer interrupção dos trabalhos dos nossos profissionais, e renovamos o pedido para que as empresas prezem em primeiro lugar, pela segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, a fim de evitar situações como as vivenciadas nesta segunda-feira, 09 de janeiro, as quais demonstraram que radicais tentam impedir com agressões o trabalho da imprensa livre.
Unidos Somos Mais Fortes!
LUCAS BAUERMANN
Presidente do SINDIRÁDIO-TV