Além da Independência, 7 de Setembro marca a chegada do rádio no país
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Primeira transmissão feita a partir de estações instaladas no país aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.
Porém, é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1899 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
Unidos Somos Mais Fortes!
LUCAS BAUERMANN
Presidente do SINDIRÁDIO-TV